segunda-feira, abril 1

EBA'13 - Audincourt

Depois de me ter metido "nesta alhada" do Novo Talento começamos a tratar da viagem: marcação de vôos, estadia e restantes tralhas necessárias. Como é habitual o Luís Ramos assumiu logo que partia comigo para França e pouco a seguir juntou-se o Carlos Costa, o que completou a equipa à semelhança da ida para 6th Ginkgo Award 2007 em Gent… uma viagem memorável em todos os sentidos.

O Congresso pareceu bem organizado, embora a cidade não ofereça muito. Tipicamente industrial, tudo parece girar à volta da Peugeot e às 20h parece uma cidade fantasma! O espaço de exposição do congresso era bastante interessante, tenho a lamentar a iluminação muito amarela e falta de informação relativamente aos espaços onde aconteciam as conferências e demonstrações. A área comercial era enorme, havia material interessante e fiquei impressionado com o valor de alguns yamadoris de qualidade…os preços estão a baixar! Afinal a crise não é só aqui.

Na sexta-feira, fiquei um pouco alarmado quando falei com o Václav Novak. Ele referiu que estavam a pensar alargar o concurso para 5 horas, devido ao tamanho das árvores e referiu a necessidade de arames de espessura considerável para a modelação. Algumas compras depois e a coisa ficou controlada.

No sábado no dia do concurso, lá fomos novamente para o congresso. Cheguei 5 minutos atrasado (o que não é normal), já haviam feito o sorteio e os concorrentes já estavam trabalhar…entrei directo para a competição. Foi-me sorteada uma árvore e começei o trabalhos, com esta situação nem deu tempo para ficar nervoso. Estava tranquilo e a curtir o momento, afinal aparentemente estamos ali entre os melhores da Europa! Não me passava pela cabeça ganhar nada mas queria fazer boa figura.

A árvore não apresentava grande nebari e a nível de movimento havia bem melhor. Tive que alterar a posição no vaso para criar movimento, definir o desenho geral e a partir daí foi andamento durante 4 horas e meia (mas sem necessidade de grandes pressas) para aramar, fazer jins e construir patamares.


Início do trabalho e planta minutos antes dos retoques finais

Gostei muito de participar e acho que fiz um trabalho decente, não me preocupei demasiado com as regras – sim cruzei alguns arames e enrolei alguns ramos em demasia para posicionar massa verde. Penso que poderia ter feito duas coisas: borrifar a planta no final e devia ter cortado o vaso para melhorar a apresentação. Aí foi mesmo esquecimento e não foi uma questão de falta de tempo. No fim temos que sair de forma apressada mas fiqui satisfeito comparativamente com as restantes árvores

Cada vez mais vejo o EBA NTC como um espectáculo. Sem dúvida que é necessário mostrar competência, mas no final temos de apresentar uma planta muito próxima ao seu aspecto final. Independentemente se depois em cultivo a sério, metade daqueles ramos e massa verde sair.

Acredito que em Portugal há muitas pessoas capazes fazer um trabalho muito melhor que o meu e ir além do 3º lugar que obtive. Este resultado só mostra que estamos à altura dos outros países e que daqui a uns anos as árvores vão aparecer. O bonsai em Portugal ainda é jovem mas está em bom ritmo.

No final do dia de sábado arrancamos para Basileia para jantar, beber uns copos e fazer tempo para irmos para o aeroporto. Limitados pelas obrigações profissionais e vôos low-cost, o pequeno almoço Pascoal já foi em Portugal e garantimos o nosso lugar no almoço para o tradicional cabrito.

Galeria de fotos do congresso

Queria agradecer o apoio monetário da Federação Portuguesa de Bonsai, da Iberbonsai, Beaver Bonsai Tools. As palavras de apreço e conselhos dos anteriores NT (Carlos Costa, Mário Eusébio, Paulo Sampaio), do Márcio Meruje e dos restantes amigos do Bonsai, e um agradecimento especial ao Luís Ramos e Carlos Costa pela companhia e amizade.

7 comentários:

  1. João,

    Um grande abraço e muitos parabéns!

    Encheste-nos a todos de orgulho!

    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno! A porta está aberta força aí e vamos lá mostrar os valores que andam por aqui em Portugal.

      Abraço

      Eliminar
  2. parabens João...realmente uma estreia para portugal...;)

    ResponderEliminar
  3. Foram bem defendidas as cores de Portugal.
    Parabens

    ResponderEliminar
  4. Boas João, só agora descobri este teu Blogue.
    Eu já estive contigo no atelier e já te dei os parabéns pessoalmente, mas agora que sei que tens este blogue, venho dar-te então os Parabéns uma vez mais. És aquilo a que se chama de um verdadeiro artista.

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro! Obrigado, mas agora vais ter oportunidade de conhecer os verdadeiros artistas portugueses, eu sou aprendiz :)

    ResponderEliminar