segunda-feira, janeiro 28

Sábado de engenharia

No passado dia 26 de Janeiro estive juntamente com alguns colegas numa sessão de trabalho orientada pelo Luís Vila. Para tal levei três árvores: uma sabina com trabalho de limpeza e aramação previamente feita em casa para trabalho de modelação mais intenso, um sobreiro para opinião e eventual transplante e uma oliveira para análise.

A sabina (uma das mais recentes aquisições) foi trabalhada de uma forma bastante interessante. Com uma curva um pouco larga para a dimensão da planta, que  a meu ver criava monotonia. Para tal foi iniciado um verdadeiro projecto de "engenharia". Fixação do vaso a uma estrutura que possibilitasse uma posição mais correcta e ancorar uma barra de ferro. Fiquei bastante satisfeito com o resultado final desta primeira modelação.

Antes da modelação

Após a modelação 


O belo do coffe-break com chá e os óptimos queques da Tucha 

Já o sobreiro, árvore de difícil fixação devido ao nebari, obriga sempre a algum engenho para obter bons resultados como aquele que foi obtido desta vez. Em vez de utilizar travessas de bambu, uma pedra e arame, utilizamos parafusos, mantendo o arame e a pedra.
Os parafusos e os arames permitem fixar eficazmente a planta que é essencial para um bom cultivo.

Prender o bicho para não fugir! (foto Luís Ramos)
O domínio do animal! (foto Luís Ramos)

Por fim a oliveira, foi alvo de uma ligeira poda, nada de grande realçe, pequena selecção a nível estrutural.


Sem comentários:

Enviar um comentário