terça-feira, dezembro 4

Olea Sylvestris

Should I stay or should I go… exactamente!! Esta árvore por vezes deixa-me divido, chegando mesmo a pensar "despacha-la" ou fazer uma troca e não é por ter material muito melhor. Apesar de saudável, sinceramente não lhe tenho dado muita atenção e ao tempo que tem já devia estar muito mais avançada.

Este fim-de-semana (no atelier do BCP e depois no domingo) estive a trabalhá-la: fiz uma limpeza da madeira morta, poda, uma breve aramação e estive a ouvir as opinões da malta! Foi uma árvore que facilmente ficou definida, e apesar de ainda ter muitos detalhes a trabalhar, rapidamente passou para uma fase de equilibrio de canos, definição de ramificação. Um trabalho desafiante e igualmente ou mais difícil, embora a parte inicial de modelação e transformação de um material em bruto, parece-me sempre como um desafio mais emocionante.

É uma árvore simples e naturalmente equilibrada a nível de estrutura, vai dar o "típico boneco" e daí por vezes a minha dúvida, ser pouco fora do vulgar… se calhar é esse o desafio/should I stay e a aprendizagem que vem com esta árvore… será que consigo fazer "um bom e típico boneco"?


























Duas últimas imagens - Material em bruto e reacção após a primeira selecção.

2 comentários:

  1. Viva João..

    Se quiseres podes despacha-la aqui pra Lisboa para o pé das minhas Oleas fanhosas,eu até posso pagar os portes e manda também a banda sonora dos clash...

    Um trabalho muito bom,depois de ver as fotos da árvore quando apanhas-te ,não parecia ter nada de jeito,com o tempo (e trabalho) está a ficar um exemplar bem atrativo,,interessanticimo como tem sido trabalhada..um bom nebari ,conseguis-te "sacar" uma conexidade com muitos bons olhinhos e aproveitar a casca excelente que normalmente é o que interessa de partida..Belo trabalho!!A madeira trabalhada também está a dar carisma de Oliveira a ramificação vai aparecendo e o boneco vai-se apurando ano trás ano,os bonecos como dizes penso que não são divinos e intocáveis com o amadurecimento vai dando rumos e fantasia Bonsai.O que desenhamos hoje para o ano está lá uma ramazita que se consegue tirar mais "graça" ainda da árvore e assim pelo Bonsai a fora .Os tempos das Oleas em 3 anos feitas acabadas e prontas para meter nas revistas acabou,,acho que o pessoal tem evoluído na mentalidade com as Oleas ..Já passou mais a tesão de mostrar as bases fenomenais que eram enraizadas fácil com uns patamares de folhagem para lhes chamar Bonsai.
    Fez falta e deu jeito essa atitude nos primórdios das Oliveiras Bonsai mas por ora acho que os Bonsaistas estão mais a curtir estarem a curtir a árvore e a evolução step by step..

    Bom trabalho só de ver estas fotos força com ela mas se mudares de ideias escreve para o meu mail que eu dou-te a morada para a despachares!!

    Um abraço para ti e para a malta toda do Porto e vai mostrando a evolução,está muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rodrigo,

    Concordo contigo, já cheguei a participar em workshops em que nos orientavam para colocar as coisas todas no sítio mesmo sem ter uma estrutura atrás bem resolvida. Por vezes penso que nem é por mal ou falta de qualidade. Quem está a orientar também gosta de ter os clientes satisfeitos :) No momento ficamos contentes, quem não fica mas com evolução começamos a apreciar cada vez mais a franqueza (mesmo que custe no momento) de quem te motiva a fazer as coisas bem feitas, sem prazos e truques.

    De momento é para ir fazendo e curtir, se mudar de ideias e dou uma apitadela ;)

    abraços meus e de certeza que do resto da malta do Porto também vão mais alguns.

    ResponderEliminar