domingo, dezembro 23

terça-feira, dezembro 18

Recaldo do workshop

Mais um workshop bastante interessante com o Luis Vila, não só pelas técnicas abordadas mas pela abordagem em si. A nível de trabalho foi um pouco mais lento, pois as árvores começam a ser mais complexas o que faz com que existam ligeiras discussões relativamente às opção de estilização e técnicas a utilizar.

Como adquiri duas sabinas do Baleato, estive a tratar da limpeza (massa verde, madeira morta) de uma delas, sem ter feito qualquer aramação para a primeira modelação. Entretanto tive de a colocar num vaso de treino que não estivesse partido e fixei melhor a planta. Vou continuar com a limpeza de madeira morta, aplicação do líquido de jin para que a veia viva.

A outra sabina só será trabalha no próximo ano após o transplante, para entender melhor as opção de estilização da planta.





terça-feira, dezembro 4

Olea Sylvestris

Should I stay or should I go… exactamente!! Esta árvore por vezes deixa-me divido, chegando mesmo a pensar "despacha-la" ou fazer uma troca e não é por ter material muito melhor. Apesar de saudável, sinceramente não lhe tenho dado muita atenção e ao tempo que tem já devia estar muito mais avançada.

Este fim-de-semana (no atelier do BCP e depois no domingo) estive a trabalhá-la: fiz uma limpeza da madeira morta, poda, uma breve aramação e estive a ouvir as opinões da malta! Foi uma árvore que facilmente ficou definida, e apesar de ainda ter muitos detalhes a trabalhar, rapidamente passou para uma fase de equilibrio de canos, definição de ramificação. Um trabalho desafiante e igualmente ou mais difícil, embora a parte inicial de modelação e transformação de um material em bruto, parece-me sempre como um desafio mais emocionante.

É uma árvore simples e naturalmente equilibrada a nível de estrutura, vai dar o "típico boneco" e daí por vezes a minha dúvida, ser pouco fora do vulgar… se calhar é esse o desafio/should I stay e a aprendizagem que vem com esta árvore… será que consigo fazer "um bom e típico boneco"?


























Duas últimas imagens - Material em bruto e reacção após a primeira selecção.