sexta-feira, julho 22

Quercus robur






































Já há algum tempo eliminei o primeiro ramo que existia nesta árvore. Era algo que já havia pensado fazer mas intensificou-se na exposição do Bonsai Clube de Porto quando eu e o Mário estivemos a falar um pouco sobre esta árvore.

Deixo-vos aqui o resultado que penso ser positivo e que futuramente vai potenciar mais a base do tronco.

Pinheiro silvestre
























































Antes

Aqui deixo algumas imagens do bom desenvolvimento que esta simples árvore apresentou. Nesta fase houve a preocupação da densificação e desenvolvimento estrutural, onde o back-budding apresenta-se satisfatório. Contrariamente ao inicialmente definido, preferi esperar para uma melhor recuperação da árvore, futuramente irei aprimorar a modelação e irei começar a tentar potenciar o tronco, tendo em conta que ele tens alguns asptectos que serão um desafio.

domingo, julho 10

Obras 3




















































Não querendo ser repetitivo, aqui fica o estado actual do meu espaço (dividido com outra pessoa). Por vezes é mesmo agradável rever o trabalho que fizemos e apreciar os detalhes do espaço que aos poucos criamos e ao qual dedicamos uma boa parte do nosso tempo livre.

quinta-feira, julho 7

Carpinus bestulus




















Este é o meu primeiro e até agora o meu único Carpinus. Realmente é uma planta extremamente vigorosa e com crescimento bastante bom. Aqui fico o resultado depois de desfoliado e de uma pequena poda, pois como devem ter percebido pela a ausência de publicações, não consegui fazer grandes trabalhos. Por um lado foi bom pois o "crescimento livre" das plantas por vezes é positivo para facilitar recuperações ou potenciar melhores respostas. Com este trabalho, para além da substituição de folhas (mais pequenas e equilibradas entre si), espero aumentar um pouco mais a ramificação.

quarta-feira, julho 6

Olea europea











































Após a primeira modelação mais exaustiva que resultou num trabalho de madeira morta substancial, esta oliveira começa a mostrar sinais de recuperação.

Na primeira modelação elaborada, a planta sentiu-se um pouco, mesmo com protecção da pouca massa verde que tinha, esta não resistiu ao trabalho de madeira morta (fresa, queima da madeira e sandblasting), chegando mesmo a morrer. Nesta fase de recuperação para preparar a planta para as próximas fases de modelação aproveito para analisar, estudar e definir de forma mais consciente as futuras intervenções e características a evidenciar desta planta.