quarta-feira, dezembro 29

Pinheiro silvestre






































Dimensões | 16x20cm

Este pequeno pinheiro foi uma árvore que esteve um pouco ao "abandono" no meio da minha pequena colecção. Ontem resolvi modelá-lo — mesmo que com algumas caracteristicas menos boas — penso que poderá resultar numa árvore interessante.
Foi uma tarefa bastante rápida que se baseou na limpeza de agulhas velhas, aramação, selecção e posicionamento da massa verde. Entretanto, irei trabalhar pequenos elementos de madeira morta que não deverão apresentar grande destaque e servirão para diminuir o efeito de "bola" que o tronco apresenta e eliminar um ramo que nasce para trás.

terça-feira, dezembro 28

Luis Vila





















O bonsaísta espanhol Luis Vila vai estar presente em Portugal para um workshop de um dia, num evento organizado pelo Bonsai Clube do Porto. Este artista proeminente, tem vindo a demonstrar cada vez mais a qualidade do seu trabalho, onde podemos salientar os vários exemplares de sabinas de Vila.

segunda-feira, dezembro 13

Quercus robur


















Antes (desculpem a falta de qualidade da fotografia)




















Depois

Ontem ao final da tarde resolvi começar a fazer a limpeza do meu carvalho. Primeiramente retirei as folhas que não tinham caído no outono e seguidamente fiz uma poda ligeira para aprimorar a estrutura. Embora ter ponderado eliminação do primeiro ramo, deixei-o ficar, com o evoluir da planta e a nova rebentação tomarei essa decisão. Esta espécie é bastante complicada para criar um equilíbrio dos vários ramos, pois tem um crescimento apicial expressivo.


















Falta de ramos a meia altura

Na primavera vou fazer um enxerto para criar ramos de profundidade a meia altura da planta, que como podem ver é inexistente.

domingo, dezembro 12

junipero cont.




















Deixo-vos aqui o resultado (actual) da remodelação do junipero que tinha postado anteriormente. Penso que se tornou uma árvore mais compacta e daí mais equilibrada de acordo com a sua estrutura. Os seus patamares estão mais bem definidos, o que futuramente facilitará uma exploração mais correcta dos espaços vazios da árvore.

segunda-feira, dezembro 6

fagus







































Esta faia foi trabalhada neste último workshop com o Antonio Gesualdi. Na primeira imagem mostro o resultado dessa primeira modelação. No fim-de-semana passado, resolvi aprimorar essa modelação e terminar aquilo que, na altura, não me foi possível.
Na primavera vou fazer alguns enxertos no ramo principal de forma a melhorar a ramificação e a reduzir a altura do mesmo.

Junipero







































Este junipero não é propriamente uma árvore com grande potencial. A modelação da mesma já estava estável há bastante tempo (cerca de 3 anos), contudo de ano para ano gostava cada vez menos do resultado que apresentava. Ainda sem ter um aramação completa, ontem eliminei o ramo que menos me agradava e reposicionei dois deles. Penso que com esta breve alteração a planta ficou com uma dinâmica diferente e irá ficar com uma massa verde mais de acordo com a estrutura que ela apresenta.

domingo, dezembro 5

Myrtus




















Aqui fica a evolução da minha murta. Após o refinamento da madeira morta, que já se encontra finalizada, estou a investir na criação da ramificação. No próximo ano conto transplantar a planta para um vaso de bonsai.